top of page

MM Franquias

5 Dicas para quem busca franquia em eventos

Uma feira é o momento certo para quem comprar uma unidade. Mas para evitar riscos, analise todas a marca e só feche negócio depois do evento.

Eventos são grandes oportunidades para quem quer abrir o seu próprio negócio.

A ABF Expo Franchising, que acontece entre os dias 15 e 18 de junho, apresentará quase 500 redes de franquias. Em meio a tanta oportunidade, o empreendedor tende a fechar negócio. Mas a pressa pode ser um problema.

Essas feiras são uma oportunidade única para quem quer ser um franqueado: Lá, você terá contato direto com o franqueador e poderá ter uma conversa olho no olho com ele. Isso ajuda o interessado a avaliar mais detalhadamente as suas opções. Mas fique alerta: estes eventos não são o lugar para se fechar um negócio. Para ajudar os empreendedores, especialistas deram algumas dicas para facilitar a avaliação de franquias nesses eventos. Veja abaixo:

1. Pesquisa

Antes do evento, o interessado numa franquia deve definir o quanto tem para investir e os tipos de negócios com os quais se identifica. As redes de franquia consideradas por esse empreendedor em potencial devem ser de um segmento que lhe interessa. É preciso tomar cuidado com modismos. Não é porque cafeterias estão fazendo sucesso, por exemplo, que você vai investir em uma mesmo não gostando do setor.

2. Avaliação

Mesmo com uma lista dos negócios que mais lhe interessam em mãos, é bom circular pelo evento. Antes de sair pegando panfletos de todas as franquias pelas quais passa, deve olhar tudo que está à sua disposição. O guia que costuma ser distribuído nesse tipo de feira pode e deve ser consultado para que o empreendedor consiga se atentar às redes que mais lhe interessam.

3. Franqueador

Após colher mais informações sobre os negócios que se encaixam no seu perfil, o empreendedor pode partir para uma etapa de entrevista. Deve conversar com o franqueador para saber um pouco mais sobre todos os aspectos que rodeiam a franquia em questão. Nessa conversa, é bom verificar se a empresa tem capacidade de suporte para te atender na cidade que quer abrir a franquia.

A identificação com o franqueador é o primeiro passo para que o empreendedor entenda se essa relação pode ser produtiva ou não. Outra coisa com a qual o interessado deve estar atento é a pressão que está recebendo pelo dono da rede. "Estamos falando de investimentos consideráveis e contratos que duram cerca de 5 anos. Portanto, é importantíssimo colher todas as informações sobre o mercado, o segmento da rede, o crescimento da marca e a satisfação dos franqueados, antes de tomar qualquer decisão", orienta Renato Muniz, da consultoria MM Franquias.

4. Franqueado

Nesses eventos, alguns franqueados das redes expositoras também marcam presença. Aquele interessado em abrir uma franquia deve conversar com eles para ter uma visão mais detalhada do negócio. No entanto, esse empreendedor dever ter a capacidade de filtrar as informações que recebe. É preciso avaliar essas elogios e reclamações, verificando se são realmente factíveis antes de assinar o contrato.

5. Escolha

Depois da feira, o empreendedor deve reunir todas as informações que conseguiu e organizá-las em uma planilha. Isso oferece uma visão mais clara sobre essas franquias. Como o contrato de um franqueado tem, no mínimo, cinco anos, é preciso ter cuidado na hora de tomar a decisão.

É bom sempre fazer uma visita a uma unidade da marca como consumidor antes de fechar qualquer negócio. Analise desde o atendimento até a qualidade do produto. É aconselhável que seja feita uma visita a unidade própria para uma comparação. Afinal, a franquia deve replicar o negócio próprio do franqueador.

Fonte: PEGN

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page